Carregar carros elétricos em casa – como instalar uma estação de carregamento para o seu carro

Carregar carros elétricos
Carregar carros elétricos

Estima-se que 80% dos carros elétricos são carregados em casa. Para os proprietários de um carro elétrico, é uma grande vantagem nunca ter que visitar um posto de gasolina, mas você também pode minimizar o número de idas a um posto de carregamento público.

Usar um carregador doméstico é a forma mais econômica, cômoda e segura de carregar um carro elétrico, sendo a escolha de muitos proprietários desses veículos.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre como carregar seu carro elétrico em casa.

Como posso carregar um carro elétrico em casa?

Existem duas formas de carregar um carro elétrico em casa: através de uma tomada doméstica ou de uma estação de carregamento especial para carros elétricos.

O carregamento doméstico é útil para situações de emergência, utilizações esporádicas ou uso contínuo, contanto que a fiação da casa esteja adequada para tal. É ideal para carregamentos noturnos em visitas a amigos ou familiares, mas não é o melhor para quem precisa de recargas frequentes e rápidas em seu carro elétrico.

Certifique-se de que tem sempre um cabo de carregamento padrão com uma ligação à tomada (cabo de carregamento Modo 2) consigo em viagens mais longas. Para velocidades de carregamento mais altas e mais conveniência, no entanto, é definitivamente aconselhável instalar uma estação de carregamento em casa.

A maneira mais segura

Uma estação de carregamento especial para a casa comunica-se com o carro elétrico, tornando-o a forma mais segura de carregar em casa. Com um carregador de casa inteligente, você também pode aproveitar as tarifas de eletricidade mais baratas e carregar seu veículo elétrico quando a oferta de energia é alta e a demanda é baixa.

Um carregador doméstico de 11 kW é quase cinco vezes mais rápido do que uma tomada doméstica de 2,3 kW. Um carregador doméstico de 22 kW é ainda mais rápido, mas requer um reforço anual da conexão à rede. Isso significa que um carregador de 22 kW é atualmente inadequado para a grande maioria dos proprietários de carros elétricos. No entanto, se a amplificação da rede se tornar mais barata no futuro, um carregador de 22 kW está pronto para o futuro.

Carregador com ou sem cabo

Por exemplo, se você optou por um carregador monofásico de 3,7 kW ou 11 kW, também precisará decidir se quer um carregador com ou sem fio. É tudo uma questão de preferência pessoal, mas há algumas coisas a ter em mente.

Um carregador com fio vem com um cabo para uma tomada Tipo 1/Tipo 2, para que você não precise tirar um cabo do porta-malas do seu veículo todas as vezes. Isso é prático, porém essa tomada não é compatível com todos os modelos de carros elétricos. Felizmente, ela é adequada para todos os novos veículos elétricos.

Como instalar um carregador doméstico?

Algumas montadoras oferecem carregadores domésticos gratuitos ou com desconto ao comprar um novo EV ou alugar um EV.

A maioria das instalações leva de 3 a 6 semanas do início ao fim. Embora pareça uma longa espera, na maioria das vezes, nós ocupamos esse tempo com tarefas como verificar a segurança da fonte de alimentação, inspecionar a caixa do medidor ou solicitar aos operadores de rede locais a conversão de monofásico para trifásico.

Do ponto de vista do cliente, geralmente é um processo simples e sem estresse. Você tem que preencher um formulário, às vezes fazer uma chamada (vídeo) para um técnico para verificar os detalhes técnicos, e então você só tem que ficar em casa por algumas horas enquanto a instalação ocorre.

Onde pode ser instalado um posto de carregamento doméstico?

Há algumas coisas a ter em mente ao escolher o local para sua estação de carregamento. Por exemplo, a estação de carregamento deve estar oculta ou claramente visível? Faz diferença se você escolhe um cabo fixo ou não, porque você pode não querer que o cabo fixo pareça uma mangueira de jardim enrolada na fachada da sua casa.

E de que lado está a tomada de carregamento do seu veículo elétrico? Alguns estão convenientemente localizados na frente, outros na lateral, ou até mais atrás, onde a tampa de combustível geralmente está localizada.

Observe também o comprimento do cabo de carregamento. Mesmo em sua própria garagem, um cabo pode ser um risco de tropeço. Um carregador inteligente também precisa de acesso ao sinal Wi-Fi da sua casa para aproveitar seus recursos inteligentes, como carregamento remoto e acesso fora de pico, para que não faça sentido colocá-lo longe do seu roteador.

De que velocidade necessito para uma estação de carregamento doméstico?

Para carregar um Renault Megane E-Tech EV40 com uma bateria de 40 kWh, o carregador doméstico monofásico de 3,7 kW mais lento e barato levará cerca de 8 a 9 horas de cheio a vazio. Um carregador doméstico de 11kW é três vezes mais rápido, o carregamento do vazio ao cheio leva 3 horas. Claro, seu carro elétrico deve ser capaz de lidar com uma carga trifásica de 11kW, que é o caso do Renault Megane E-Tech.

Um carregador doméstico de 22kW é ainda mais rápido (supondo que o EV possa lidar com 22kW), mas requer uma carga extra, por isso está fora de questão para a grande maioria dos proprietários de veículos elétricos. Você paga esse markup anualmente e não deve considerá-lo um investimento. Você os paga todos os anos. 11kW é a potência máxima que você pode carregar sem custo extra, o que é rápido o suficiente para praticamente qualquer pessoa. Uma estação de carregamento de 22 kW também pode carregar a 11 kW.

ENTRAR EM CONTATO

Agende uma visita