Estudo de Anti-ilhamento da Rede 

O que é Anti-ilhamento?

As indústrias de processo geralmente conectam seus geradores internos em paralelo com a rede para aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia. Colocar o gerador interno em paralelo com a rede permite atender aos requisitos de carga extra, exportar energia extra gerada, lidar com cargas flutuantes, suportar cargas pesadas momentâneas ou partir motores. Se não forem tomadas medidas adequadas contra perturbações na rede, o sistema de energia pode entrar em colapso e levar ao encerramento da central.

Denomina-se esquema de anti-ilhamento da rede o processo de desconexão da planta da rede em caso de perturbação. Geralmente, o anti-ilhamento da rede é seguido pela exclusão de carga ou geração, dependendo da quantidade de carga e geração no sistema ilhado. O anti-ilhamento da rede também é aplicável aos sistemas de microrredes.

Para realizar o estudo do anti-ilhamento da rede, é necessário realizar a modelagem dinâmica do sistema e simulações de estabilidade transitória. Os resultados do estudo fornecem dados para definir as configurações ideais de proteção para o relé de desconexão da rede. Além disso, o estudo fornece recomendações sobre redução de carga. Os softwares utilizados para realizar esses estudos incluem ETAP, DigSilent Powerfactory, PSCAD ou PSS/E.

estudo anti-ilhamento

Qual é a importância de estudar o anti-ilhamento da rede?

  1. Avaliar o desempenho da planta durante distúrbios na rede.
  2. Calculamos as configurações de proteção do relé anti-ilhamento da rede para vários elementos, como sub/sobrefrequência, sub/sobretensão e taxa de variação de frequência df/dt (ROCOF), mudança de vetor.
  3. Avaliamos a necessidade de redução de carga após o ilhamento da rede e recomendamos o esquema de desligamento de carga (com base na frequência ou desligamento de carga inteligente).
Estudo de Anti-Ilhamento da Rede

Metodologia – Como é o Estudo de Anti-ilhamento da rede? 

  • Coletamos as entradas (SLD, parâmetros dos equipamentos – Classificação de tensão em kV, Classificação de potência em MVA, Impedância, Nível de falha do sistema, Razão X/R, parâmetros dinâmicos dos equipamentos para simulações de estabilidade transitória, etc.).
  • Modelamos no software de estudo.
  • Realizamos as simulações de estabilidade transitória para várias configurações do sistema (configuração normal e de contingência).
  • Avaliamos o desempenho das variações de tensão e frequência.
  • Fornecemos recomendações sobre as configurações de proteção para o relé de ilhamento de rede e o relé de desligamento de carga.
  • Enviamos um relatório detalhado.

Resultado do Estudo de Anti-ilhamento

  • Relatório detalhado explicando os dados de entrada, configuração do sistema, observações e recomendações
  • Desempenho do sistema durante perturbações.
  • Recomendação sobre configurações de proteção de relés de anti-ilhamento da rede.
  • Recomendação sobre esquema de redução de carga.

Resultado do Estudo de Anti-ilhamento

  • NBR IEC 62116: procedimento de ensaio de anti-ilhamento para
    inversores de sistemas fotovoltaicos conectados
    à rede elétrica
  • Prática recomendada IEEE Std 399 para análise de sistemas de energia industriais e comerciais
  • Guia do padrão IEEE 1110 para práticas e aplicações de modelagem de geradores síncronos em análises de estabilidade de sistemas de energia
  • Prática recomendada IEEE Std 421 para modelos de sistemas de funcionamento para estudos de estabilidade de sistemas de energia

Para mais informações sobre nossos serviços de estudo anti-ilhamento, entre em contato conosco através da botão: